Páginas

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Pedra Grande - Atibaia/SP

Diz o dito popular que a primeira vez agente nunca esquece...
Na verdade foi o primeiro camping da Noeli, e confesso que não precisei insistir muito, ela topou logo arrumar a mala, por a barraca nas costas, juntar a galera e pegar a estrada.
O destino dessa primeira aventura foi a Pousada Pedra Grande em Atibaia interior de SP (cerca de 60 km da capital) entre os dias 26 e 29 de dezembro de 2008.

Como o nome da pousada sugere, ela se situa quase no topo desse ponto turístico da cidade. A Pedra Grande possui uma área rochosa com 18 km² a 1.450 metros acima do nível do mar, ideal para a prática de esportes radicais como vôo livre, paraglider, rapel e escalada, além de ser um mirante natural de onde se pode ver toda a cidade de Atibaia e mais seis cidades da região.

(Vista de Atibaia no topo da Pedra Grande. Fonte: www.wikipedia.org)
A chegada é bem tranquila, pegando a saída 65 da Rodovia Dom Pedro I, o caminho pela frente é bem sinalizado guiando até o camping. Feito o check-in na recepção era hora de subir para o local de camping e erguer o acampamento. A área de barracas fica próxima as cabanas com alguns sets espalhados de banheiros individuais com chuveiro elétrico, churrasqueira, lava-louças e tanque.
Depois de tudo pronto, é hora de conhecer toda a estrutura oferecida. Para isso é necessário voltar para a recepção, já que lá que se encontram a piscina, restaurante, lago, etc. Uma desvantagem é que a área de camping fica um pouco distante da recepção, mas um pouco de ânimo basta para resolver o problema.
A recepção e restaurante, chama a atenção pela vista do seu belo jardim, um bom lugar para relaxar olhando para o lago onde é possível andar de caiaque.



No lago também, a aventura fica por conta da tirolesa e da ponte de três cordas que parece ser mais simples de atravessar do que realemente é.

Pra que não gosta de tantas emoções, o camping ofereçe uma bela piscina, além de sauna a vapor, salão de jogos com sinuca e tênis de mesa e sala de TV.

Além disso em quase todas as manhãs, são feitas caminhadas guiadas para as belas paisagens dentro e fora da área da pousada. Numa dessa fomos até a Pedra Pequena, área pertencente à pousada, de onde é possível se observar grande parte da área do local, além de algumas cidades próximas como Bom Jesus dos Perdões e Bragança Paulista. A caminhada de 3 km e meio é feita em meio a mata nativa onde podemos encontrar alguns animais e aves da região. Vale a pena também observar as orquídeas que nascem no topo da pedra, com suas raizes fincadas na rocha. Depois do passeio, vale um banho na pequena cachoeira natural da pousada.


O que nos frustou um pouco foi o preço das refeições no restaurante (R$ 30,00 por pessoa no almoço ou jantar), foi ai que o miojo entrou em ação, mas como não estavmos preparados para fazer nossa refeição nos 4 dias, tivemos que fazer uma visita ao mercado mais próximo.
Foi ai que descobri que mais uma qualidade da minha noiva, ela já nasceu pro camping! Bastou um fogareiro, um pouco de arroz, um tempeiro e pronto... estava feita a nossa refeição. Pra acompanhar, uma linguça assada na fogueira, que depois de apagada teve as cinzas enterradas e o carvão guardado para um próximo churrasco.

O tempo esteve bom em todo o fim de semana o que nos ajudou a proveitar bem o lugar, além disso o atendimento também foi muito bom, o pessoal foi bastante atencioso e simpático com agente. Fica ai a dica pro pessoal que procura algo no interior de SP, o contato com a natureza, o sossego e as paisagens do local valem a pena.

Quem sabe a marinheira de primeira viagem não se aventure agora a escrever como foi essa sua primeira experiência no blog. Vou tentar convencê-la. Abaixo deixo a minha avaliação geral do camping. E antes de terminar, gostaria de mandar um abraço pro Fábio, também blogueiro e aventureiro, do blog Barraca Tecnológica pelo incentivo!

Avaliação Pousada Pedra Grande Atibaia
Preço da diária que pagamos: R$ 25,00 (diária das 16:00h às 16:00h do dia seguinte)
Pontos fortes: A limpesa da pousada, sossego, os passeios na natureza e toda a estrutura de lazer.
Pontos fracos: A distância entre a área de camping para a recepção e o preço das refeições no restaurante.
Avaliação final: 7,00


Exibir mapa ampliado

6 comentários:

Fábio Kuhnen disse...

Parabéns pelo Post.
Belas imagens...

Anônimo disse...

Tirando a foto do wikipédia, as outras foram tiradas por mim... dá pra acreditar que era uma câmera simples de 5MP.

Vlw rapá!

Marco disse...

E ae José e Noeli,

Poxa, o primeiro camping que eu fui de verdade foi em Atibaia, foi no ano passdo no Atibaia Camping, mas infelizmente não tinha nada pra fazer lá, então foi um pouco entediante, antes disso que tinha costume de acampar nos sítios pra onde eu ia viajar!

Daí depois que fui pra lá eu fiquei morrendo de vontade de voltar e dessa vez pra ir pra esse camping que vocês ficaram, na época descartamos a possibilidade de ir, por causa do preço das refeições (eu ainda não tinha fogareiro)!

Pretendo conhecer esse Camping e a Pedra Grande que dizem que tem uma trilha muito bonita que leva até ela!

Muito legal a avaliação que fizeram!

Parabéns pelo blog e valeu pela visita! (se não se importarem, já coloquei um link de vocês no meu blog)

Um grande abraço e que venham os próximos!

Lys Figueredo disse...

Noeli, muito legal seu blog !

Muito legal a dica do camping também... mais uma opção pertinho de Sampa para fugir do caos urbano !

Mas achei 25 reais a diária meio caro. Isso foi para os dois ou para cada um de vocês ? Se for para cada acho meio caro pois em Ubatuba, no Itaguá, no carnaval pagamos 30. Fora de temporada sai 15 e o camping é muito bom.

beijos e boas acampadas !
Lys

André Dalastra disse...

Todo mundo que começa a acampar em Atibaia leva sorte!!!!

hehe...comecei no Atibaia campo....

Abraços

André
campingtotal@blogspot.com

Lys Figueredo disse...

José... tô pensando seriamente em passar um final de semana nesse camping. Mas pelo jeito é melhor levar o fogareiro né ?

Uma pergunta, li em algum lugar que esse camping tem área delimitada para barraca. Isso confere ? Você sabe o tamanho ?

Bjks para o casal,
Lys

Postar um comentário

Powered By Blogger